• Minhãs fotos na Web

    Que barulhera e essa

    Hiiiiiiii

    Silencio

    Que soninho

    Hummmmmmmmm

    Hiiii

    Mais fotos
  • Arquivos.

  • Categorias

  • Mais Populares

  • Estatísticas.

    • 23,886 Visitas até o momento.
  • Online no momento.

  • Comentários dos visitantes e minhas respostas.

    miriam em Enganoso coração.
    miriam em Enganoso coração.
  • Tempo em Cabo Frio.

Os Dez mandamentos.

Lei moral.

Assim que o povo saiu do Egito e começou sua caminhada rumo a terra de Canaã, terra que mana leite e mel, Deus decide entregar ao povo um conjunto de normas que os auxiliariam não só durante a travessia no deserto, mas para toda vida. Este conjunto de normas recebe as seguintes denominações: Decálogo, dez palavras e dez mandamentos.

Os dez mandamentos também chamado de lei moral ou lei de Deus, deve ser diferenciado da lei de Moisés, esta segunda e chamada de lei cerimonial e não é tão importante quanto a primeira.

A importância dos dez mandamentos é demonstrada por sua autoria. O Deus de Israel que acabará de retirar seu povo do Egito terra da escravidão, escreve os dez mandamentos com seu próprio dedo (Êxodo 31.18), ele confecciona cada mandamento entregue ao povo, estas normas ajudarão o povo a relacionar-se não somente com seu semelhante mas com o próprio Deus este propósito aumenta sua importância, seu conteúdo mostra o quanto é fundamental não somente conhece-la, mas também observa-la coloca-la em pratica.

Diversos fenômenos naturais autenticam a presença de Deus naquele lugar, trovões relâmpagos, fumaça e um misterioso sonido de buzina, o povo sente temor e afasta-se da montanha, que diferença existe entre nossos dias e aqueles. Naqueles tempos quando Deus mostrava seu poder ou sua glória o povo no mínimo o reverenciava. Hoje dizemos estar vendo a glória de Deus mas não demonstramos a mesma reverencia o mesmo temor.

Os dez mandamentos pode ser divididos em duas partes: Os quatro primeiros mandamentos também chamados de mandamentos verticais, regulamentam as relações entre Deus e os homens e vice versa. Os seis demais regulamentam as relações entre os homens, determinando normas de convivência a serem observadas , normas estas que proporcionariam uma maior qualidade de vida entre os homens.

Jesus quando questionado sobre qual seria o maior mandamento resume os dez em somente dois, um resume os quatro primeiros mandamentos, o outro os seis últimos.

Espero ter encorajado você a ler as demais postagens sobre este tema.

1º- Mandamento. (idolatria)

Não terás outros Deuses diante de mim.

Este é o primeiro mandamento da lei escrita pelo próprio Deus, não consigo encontrar um mandamento mas apropriado para abrir esta coletânea de normas. O assunto abordado neste mandamento além de relevante parece estar sempre atual, lamentavelmente podemos afirmar que o homem em toda sua existência tenta sem sucesso substituir o verdadeiro Deus por objetos, religiões, astros entre outros.

A idolatria esta profundamente associada à prostituição isto pode ser visto no livro do profeta Oséias. Oséias e sua mulher é uma figura de Deus e o povo respectivamente.

Deus não pode negar-se a si mesmo ele sempre é fiel aos seus, mas a respeito dos homens não se pode falar o mesmo, ainda que eles se digam religiosos e que reivindique falar em nome do próprio Deus como se fossem seus representantes legítimos, eles estão em inúmeros casos envolvidos com a idolatria. Existem vários grupos religiosos que progressivamente substituem o espaço destinado a adoração ao unico Deus soberano por diversos elementos que não fazem parte do culto solene. O culto solene que deveria ser direcionado a Deus que é digno de toda adoração é freqüentemente interrompido para apresentação de pessoas ilustres modificando completamente o propósito genuíno do culto.

Outros tipos sutis de idolatria vem mascarado com alguns costumes cultivados pelo comércio: Na páscoa deveríamos pensar no Cristo que morre por nos na cruz e ressurge ao terceiro dia mas comercialmente falando é melhor pensamos em coelho da páscoa e chocolate , no natal o menino Jesus da lugar ao bom velhinho e a arvore de natal ambos relacionados com presentes. Outras datas nem sequer são comemoradas, elas deixaram a muito tempo de pertencer ao calendário de nossas igrejas, são elas o dia da reforma religiosa, o dia de Pentecostes entre outras.

Devido a erros doutrinários semelhantes a estes, criou-se um lema para as igrejas reformadas: Igreja reformada sempre reformando.

Eklesia Reformata, Reformata est.
Igreja reformada sempre reformando.

Uma resposta

  1. Podem me informar por que os Dez Mandamentos dos católicos são diferentes dos evangélicos? Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: